segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Encontro Mundial das Artes Cências




ECUM 2008 – Edição Especial 10 anos
Cena Emergente: Diálogos com o Futuro


A edição especial de dez anos do ECUM – Encontro Mundial de Artes Cênicas terá como temática central “Cena Emergente: Diálogos com o Futuro”. Segundo o coordenador geral, Guilherme Marques, há uma continuidade de temas desde a primeira edição: “As temáticas se desdobram e um tema leva a outro, desde a primeira edição. As novas tendências e tecnologias são questões que sempre perpassam pelo Encontro”, relata. O ECUM surgiu em 1998 para suprir uma lacuna existente em Belo Horizonte, que não tinha curso superior de Artes Cênicas nessa época. Com o tempo, o Encontro cresceu e tomou uma dimensão não planejada. “Começamos a divulgar o ECUM pelo Brasil inteiro e centenas de estudantes e profissionais começaram a comparecer ao Encontro em caravanas. O foco do Encontro está na formação, na capacitação e na reflexão, o que o torna o único Fórum com esse perfil no País”, conclui Guilherme. O ECUM 2008 conta com o patrocínio da Usiminas, da Oi Futuro, da Cosipa e da Cemig, através de recursos das Leis Federal e Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura, e com o apoio da agência de viagem Destination, das Prefeituras Municipais de Contagem, Itaúna e São João Del Rei, da Usicultura e do Sesc Minas Gerais.

Inscrições para o ECUM 2008 abertas até o dia 10 de março
O ECUM 2008 – Edição Especial 10 anos acontecerá em Belo Horizonte de 14 a 23 de março, em São Paulo de 24 a 29 de março e nas cidades do interior de Minas Gerais, Contagem, Ipatinga, Itaúna e São João Del Rei, de 14 a 16 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ecum.com.br até o dia 10 de março. No formulário de inscrição do site estão todas as informações detalhadas. Informações: (31) 3344-8442. Inscrevam-se!

Lançamento do ECUM aconteceu em Belo Horizonte
Para dar início à programação de comemoração dos 10 anos do ECUM 2008 – Encontro Mundial de Artes Cênicas – Edição Especial 10 Anos, foi apresentado em Belo Horizonte, o espetáculo “Deixa pra Lá” (Êe-janaika) do Grupo japonês “1980”, que irá realizar turnê nacional pelo Brasil, com grande sucesso de público. Além do espetáculo foram ministradas as oficinas “A corrente (onda?) da música coreana contemporânea” e “O corpo e a linguagem para um ator” e o debate “A origem do teatro japonês contemporâneo”, com a presença do crítico teatral Eisuke Shichiji e mediada por Marcelo Castilho Avelar. O lançamento do ECUM ocorreu juntamente com a abertura das atividades do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.